segunda-feira, 31 de março de 2014

Para agência Moody's, Copa dará impulso apenas temporário ao Brasil

Evento fornecerá aumentos de curta duração nas vendas, diz agência.
Moody's diz ainda que receber a Copa 'não é algo sem risco'.

Alguns setores específicos registrarão aumento de receita durante a Copa do Mundo deste ano no Brasil, mas o evento terá pouco impacto duradouro para a maioria daqueles com classificação, avaliou a agência de classificação de risco Moody's em relatório.
A agência destacou os setores de bebidas e alimentos, acomodação, aluguel de carro, publicidade e transmissão de TV como os que mais devem se beneficiar.
"O evento de 32 dias fornecerá aumentos de curta duração nas vendas que não devem ter um efeito material sobre os lucros, e os distúrbios associados com o tráfego, o excesso de pessoas e os dias de trabalho perdidos terão um efeito negativo sobre os negócios", disse a vice-presidente e analista sênior da Moody's Barbara Mattos segundo o relatório.
Ainda assim, Mattos lembrou que a Copa oferece uma oportunidade de exposição na mídia mundial.
O relatório destaca ainda que, embora os R$ 26 bilhões em investimentos planejados para melhorias em estádios e aeroportos, portos e mobilidade urbana sejam positivos para fornecedores locais de infraestrutura, a soma corresponde a apenas 0,7% do investimento total planejado no Brasil para o período de 2010 a 2014 e a maior parte do impacto já foi sentido.
A Moody's ressalta, porém, que receber a Copa não é algo sem risco, uma vez que a imagem do Brasil pode ser afetada por uma reprise das agitações sociais vistas no ano passado na Copa das Confederações, assim como se a infraestrutura necessária não estiver pronta a tempo.
Postado por: Thiago Ferreira
Retirado de: G1

12 comentários:

  1. Em minha opinião a Copa do mundo de certa forma vai colocar uma ‘mascara ‘ no país durante os jogos, pois vai transmitir uma imagem que não e real para os outros países. Quando chegar o fim da copa várias consequências virão , por exemplo os dias de trabalho e aulas perdidas já terão ficados para trás, com isso a população sofrera um grande impacto enquanto os outros países ficaram com uma ótima imagem do Brasil, isso se não houver manifestações como na copa das confederações e colocar todos os investimentos por água abaixo.

    Thiago Ferreira

    ResponderExcluir
  2. Com certeza vão haver manifestações, as pessoas que não concordam com a atual situação do pais estão se preparando para "aparecer" nesta época, e o pais não vai ter estrutura suficiente pra receber esse evento... O que só vai piorar e deixar muitos cidadãos mais indignados, pois o pais vai parar por causa de futebol, atrapalhar a vida de muitos trabalhadores e não são todos que lucram com isso, fora o periodo de aulas que será interrompido e atrasará a vida de todos os estudantes. A Copa só vai servir pra divulgar uma péssima imagem do pais, onde tudo promete virar uma DESORDEM sem grandes lucros pra ninguém. Apenas prejuizo
    Larissa Duarte

    ResponderExcluir
  3. Acho que a copa vai trazer pro lado positivo a imagem de um país de diversidade,alegria e cultura mas pro lado negativo vai haver um atraso econômico,pois muito dinheiro está sendo investido para a realização desse grande evento. Jéssica C.

    ResponderExcluir
  4. Na Africa do Sul deu um impulso que gerou mais prosperidade porém nao acredito que no brasil seja semelhante.

    ResponderExcluir
  5. A copa será um caos, pois nosso país não está preparado para receber um evento deste tamanho. Há quem diga que precisamos da copa, pois, será um investimento, mas se este investimento feito na copa (sem contar o super faturamento nas obras) fosse feito em coisas que realmente importa para quem vive aqui, com certeza teríamos um país muito melhor a muito tempo.
    Sem dúvida nenhuma, esta copa é uma mascara, pois a copa está sendo feita para os estrangeiros, pois se fosse para nós brasileiros, nada teria mudado.

    Gabriel Freire

    ResponderExcluir
  6. A Copa nesse Brasil não vai beneficiar a população porque esse não é o objetivo da FIFA e do governo brasileiro. Eles não pensaram nas pessoas, e sim, no próprio umbigo. Então sem esperanças de grandes lucros na economia brasileira, e muito menos na infraestrutura, que melhorou em alguns aspectos mas não é suficiente para chegar a toda a população. Essa Copa só evidencia ainda mais a desigualdade social no Brasil.

    ResponderExcluir
  7. Jéssica Carolina tocou num ponto interessante: para os brasileiros (uma grande maioria) a copa trará momentos de alegria, e realmente passará essa imagem. Por outro lado, Jéssica Milena e Gabriel observaram bem, a copa não está sendo realizada para os brasileiros, é um evento internacional cujo único objetivo é embolsar dinheiro para FIFA. Para os grandes comerciantes trará lucro com certeza, para a população, apenas alegria, se o Brasil vencer o campeonato. Para um povo, que parece, está começando a lutar por um país melhor, uma oportunidade de mostrar para o mundo o que realmente acontece aqui.

    ResponderExcluir
  8. É engraçado como as pessoas gostam de gastar dinheiro atoa em uma coisa que tem quase 100% de risco de dar problema depois. Um rio de dinheiro gasto com um único objetivo "satisfazer a felicidade alheia", porque a unica coisa que a gente tá fazendo é encher o bolso de pessoas pra no final da tudo errado.

    Bruna

    ResponderExcluir
  9. O Brasil,apesar dos altos investimentos vai ficar devendo bastante na copa com relação a transporte e infraestrutura para receber esse tanto de pessoa,e nao vai saber se esquivar e esconder esses problemas, vão estar escancarados a todos que nela participarem e a aqueles que assistirem de longe.Guilherme.

    ResponderExcluir
  10. A copa tem seu lado bom e ruim, pois do mesmo jeito que traz alegrias, conquistas, glorias para o país, ocorrem também algumas desavenças. O governo se preocupa demais com estádios, e outros elementos que não mudam em nada a vida do cidadão e esquece de elementos básicos que estão precários no Brasil

    ResponderExcluir
  11. A Copa nesse Brasil não vai beneficiar o Brasil pois as pessoas são egoístas e não pensam em todos , mais sim em um grupo aquele mais nobre e mais importante em especial .


    WANMIR SCHETTINI

    ResponderExcluir
  12. Acho que a copa não irá beneficiar a população e nem o pais. Realmente será uma época de festas, agitação e empolgação, mas quando acabar, nós que vamos ter que sofrer com as consequências, como por exemplos os dias letivos perdidos, as horas de trabalhos perdidos, entre outros.
    Estão querendo mostra uma coisa que o pais não é, agora estão correndo para deixar o pais 'maravilhoso' para a copa, mas depois vao deixar tudo largado igual é.
    - Jéssica Santos M. De Carvalho

    ResponderExcluir