quinta-feira, 27 de março de 2014

Vício em açúcar: saiba como se livrar dele em 7 passos

Se você não vive um dia sem açúcar ou não consegue dispensar a segunda fatia de bolo, nós te ajudamos a se livrar desta dependência.


Reconhecer que você consome açúcar em excesso é o primeiro passo para encarar o vício.

1- Tenha consciência de que é impotente em relação ao doce
Há maneiras de descobrir se o seu corpo está viciado no açúcar. Você já se pegou saindo de noite de casa só para comprar um chocolatinho? Se você não consegue pensar na possibilidade de dormir sem antes comer a iguaria açucarada, provavelmente o vício a pegou. Se você faz de tudo para comer seu docinho escondida só para não ter que oferecer a alguém, ou joga as embalagens das guloseimas em lugares estratégicos para não chamar a atenção de ninguém, com receio de repreensão, também está na zona de risco.
 2- Entenda como o açúcar prejudica a sua saúde
Uma vez que o açúcar aumenta a produção de hormônios responsáveis pela sensação de bem-estar, como a dopamina e a serotonina, é mais do que natural que você queira repetir a dose várias vezes. O problema é que esse sentimento de prazer pleno conseguido com o doce dura pouco. Você comem cada vez mais doces. E aí começam os problemas de saúde, que vão muito além do peso a mais na balança, como obesidade e doenças cardiovasculares . 
3 - Inicie uma desintoxicação
Em casos de dependência leve, um nutricionista ajuda, orientando sobre os alimentos que podem substituir o pó branco ou até ensinando maneiras de eliminá-lo da dieta. Porém, se o vício existe para preencher necessidades emocionais, como sentimento de solidão, de incapacidade, uma visita a um psicólogo ou psiquiatra é o mais indicado. Segundo Arthur Kaufman, professor do departamento de psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, é preciso paciência, já que a desintoxicação acontece só depois de, pelo menos, quatro meses longe do dito cujo.
 4 - Aprenda a lidar com a abstinência
Loucas por açúcar precisam da substância para melhorar o humor e, quando têm o acesso dificultado, podem enfrentar a temida crise de abstinência. "Entrevistadas disseram que, quando não ingerem doces, sentem fraqueza e têm diarreia, tremor, falta de concentração", afirma a autora da pesquisa sobre DSD, da USP. Uma solução, segundo o psiquiatra Arthur Kaufman, pode ser encontrar outras fontes de prazer. "É preciso buscar a liberação da serotonina de outro jeito. Ir à academia, viajar, investir na vida sexual", orienta o especialista.
 5 - Consuma outros alimentos que dão prazer
Há uma série de alimentos que estimulam a produção dos neurotransmissores - entre os quais serotonina, dopamina, noradrenalina e acetilcolina - e podem contribuir para melhorar o ânimo. São estes aliados que você deve buscar para matar aquela larica por doce e se manter longe do mal maior, o açúcar: aveia, banana, leite, sementes de abóbora e girassol, frutas oleaginosas, como as nozes, castanhas e amêndoas, vegetais com folhas escuras (couve, brócolis e rúcula) e pimenta, entre outros.
 6 - Cultive os relacionamentos
Ninguém é feliz o tempo todo, a não ser nas redes sociais. E é justamente nos dias de angústia que muita gente acaba cedendo à tentação das substâncias doces. Portanto, investir nas amizades e passar mais tempo ao lado de quem você gosta pode ser uma boa tática para se livrar do vício em açúcar. Boas maneiras de conseguir isso é se matriculando num curso novo, em que você encontrará pessoas com quem possa ter mais afinidade.
 7 - Invista em atividade física
A dopamina e a serotonina, responsáveis pela sensação de prazer e tranquilidade, são liberadas durante atividades físicas. Os exercícios, sejam eles quais for - uma corrida, uma hora de musculação ou uma aula de arte marcial -, podem fazer você alcançar o mesmo bem-estar que sentia ao ingerir doces, com o benefício de colaborar para a manutenção da saúde e da boa forma.
Postado por: Jéssica Santos
Retirado de: MdeMulher

7 comentários:

  1. Nossa! Nem imaginava que ser viciado em doces era tão grave assim. Amo chocolate, como todos os dias. Quando não tem em casa eu apelo para o toddy puro! Mas não acho que eu seja viciada em doces. Meu maior problema é que tem casos de diabetes na minha família. Tenho que tomar cuidado.

    ResponderExcluir
  2. O açúcar em geral é muito prejudicial a saúde, trazendo varias doenças, como por exemplo doenças cardiovasculares, hipertensão arterial, obesidade,diabetes,entre outras. Temos que tomar cuidado com o excesso de açúcar no dia a dia e diminuir a quantidade de doces. Trocar esses doces, por coisas mais saudáveis seria uma boa opção para os viciados em doces e não deixar de fazer atividades físicas no dia a dia.
    - Jéssica Santos M. de Carvalho

    ResponderExcluir
  3. Sempre soube do mal que o doce em excesso pode trazer para a saúde, porém nunca tinha dado importância aos meus proprios hábitos em relação a esse vicio. Também tenho caso de diabetes na familia e a partir de agora vou me controlar mais...
    Larissa Duarte

    ResponderExcluir
  4. Como doces todos os dias e mal posso perceber o quanto eles me fazem mal. Vou dar uma regulada em minhas alimentações, pois nao quero ser um jovem diabético rsrs. Yuri Coutinho

    ResponderExcluir
  5. Boa reportagem, quanto mais cedo começar a se cuidar, melhor. Sempre fui compulsiva com doces, o pior, é que depois de ler a reportagem, percebi que já consumo os alimentos indicados para substituir a fissura por doces, mas ela continua mesmo assim.
    Flávia

    ResponderExcluir
  6. Nunca tive amor pelo doce, pra mim quanto mais doce pior. Mas apesar de não comer quase nada de doce eu amo massas, que no final das contas vira açúcar do mesmo jeito quando cai na corrente sanguínea. Acaba que mesmo não comendo doces tenho que me cuidar do mesmo jeito que alguém que come.
    Por que que tudo que é bom faz mau né?
    BRUNA

    ResponderExcluir
  7. Nunca fui tao chagada em doce assim, claro que adoro chocolate mas nao como todos os dias nem sou viciada. É sempre bom controlar o consumo do açúcar pra depois nao ter nenhuma doença.
    Leticia

    ResponderExcluir