quarta-feira, 2 de abril de 2014

Adesivo inteligente colado na pele aplica remédios na quantidade certa

Criado por sul-coreanos, adesivo identifica quando aplicar medicamento. Sensores e nano materiais do adesivo 'sabem' quantidade a ser aplicada.

Para evitar esquecer a hora de tomar remédios ou de tomar as doses erradas dos medicamentos, pesquisadores da Coreia do Sul desenvolveram um adesivo inteligente que consegue aplicar o remédio na quantidade correta e nos momentos corretos. O projeto foi publicado na revista "Nature Nanotechnology".
Sensores colocados no adesivo são capazes de obter informações sobre o paciente em tempo real e saber o momento e a dose correta do medicamento a ser aplicada. Ainda, o adesivo sabe o momento de parar de aplicar o remédio por meio da pele do usuário. O remédio é absorvido pela pele.
O adesivo tem tamanho de duas polegadas e é feito de nano materiais flexíveis, inclusive um tipo de sílica que é ativada com calor do corpo e que, com isso, consegue monitorar a atividade muscular e liberar os medicamentos baseado nessa temperatura.
Os criadores do adesivo afirmam que ele ajudará pacientes com o Mal de Parkinson: os tremores que acompanham a os movimentos confusos não são constantes e quando o paciente apresentar estes tremores musculares, o adesivo pode liberar o medicamento para aliviar o problema.
O adesivo não é totalmente perfeito porque ele ainda não pode ser ativado remotamente por meio de uma conexão sem fio. Isso permitiria que o médico fosse alertado sobre o quadro de seu paciente e liberasse o medicamento à distância.
A previsão dos criadores é que o adesivo inteligente só esteja disponível no mercado dentro de cinco anos.
Postado por: Vall Vilarino
Retirado de: G1

8 comentários:

  1. Bem bacana. Resta saber se funciona!

    ResponderExcluir
  2. Muito bacana mesmo,o que vai ser muito importante no futuro pois como a taxa e natalidade está diminuindo,a quantidade de idosos será maior,e essa nova tecnologia será de suma importância para eles.

    ResponderExcluir
  3. Ótimo para pessoas esquecidas que nunca lembram de tomar remédios, além de facilitar a vida né. Agora, como o Victor disse, resta saber se funciona.

    ResponderExcluir
  4. Muito bom, promete ser um grande avanço futuramente por facilitar a vida dos médicos e principalmente dos pacientes.

    ResponderExcluir
  5. É uma criação muito boa e tomara que de certo, pois muitas vezes esquecemos de tomar os remédios ou então nem sempre tomamos no horário certo. Além de ajudar a não esquecer do remédio, não iriamos precisar de sair carregando os remédios para os lugares.
    - Jéssica Santos

    ResponderExcluir
  6. Muito legal a ideia e vai ajudar muitas pessoas a nao interromper o tratamento por nao tomar o remedio na hora certa.
    Letícia godinho

    ResponderExcluir
  7. Muito legal a ideia. A medicina fica cada vez mais extraordinária com suas invenções que facilitam muito nossas vidas.
    Bruna Silva

    ResponderExcluir