terça-feira, 3 de junho de 2014

Professores em greve protestam contra a Copa do Mundo, em Goiânia

Manifestantes seguiram da Praça Cívica, no Centro, para o Serra Dourada. Grupo tentou entrar no estacionamento do estádio, mas foi contido pela PM.

PMs evitaram que professores entrassem no estacionamento do Serra Dourada (Foto: Vitor Santana/G1)

Cerca de 300 professores em greve da rede municipal de ensino participaram de um protesto contra a Copa do Mundo, na tarde desta terça-feira (3), em Goiânia. Eles são filiados ao  Sindicato Municipal dos Servidores da Educação de Goiânia (Simsed) e reclamaram que o dinheiro investido no evento poderia ter sido usado para realizar melhorias em serviços públicos, como saúde, transporte e a na própria educação.
O protesto começou por volta das 14h30, na Praça Cívica. Com cartazes, os manifestantes fizeram uma passeata no anel interno da praça e seguiram em direção ao Estádio Serra Dourada, no Jardim Goiás, onde a Seleção Brasileira enfrenta o Panamá, nesta tarde. Depois de sairem de lá, eles retornaram ao ponto de partida e se dispersaram por volta das 18h. Segundo a PM, a manifestação foi pacífica e ninguém foi preso.
O grupo chegou ao Serra Dourada por volta das 16 horas. Algumas pessoas tentaram entrar no estacionamento do estádio, mas a Polícia Militar montou um cordão de isolamento e utilizou gás lacrimogêneo para afastar os manifestantes.
A manifestação tem como tema "Da Copa eu abro mão, quero saúde, transporte e educação". Os manifestantes, que entraram em greve no dia 26 de maio, reivindicam que a prefeitura de Goiânia cumpra o acordo assinado durante a última paralisação da categoria, em outubro do ano passado.
Após o início do movimento, estudantes e servidores ligados ao Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação das Instituições Federais de Ensino Superior do Estado de Goiás (SINT-IFESgo) também se juntaram ao grupo. Mais cedo, o órgão já havia realizado um outro protesto na frente do hotel onde a Seleção estava hospedada, na Avenida República do Líbano, no Setor Oeste. Além deles, integrantes da Frente de Esquerda Socialista em Goiás também participaram do ato, que terminou no final da manhã.

Professores em greve protestam contra a Copa do Mundo, em Goiânia (Foto: Vitor Santana/G1)

Manifestantes fizeram passeata na Praça Cívica (Foto: Vitor Santana/G1)

Postato por: Samuel
Retirado de: G1

7 comentários:

  1. Porque as pessoas não resolvem protestar na hora de votar e escolher nossos comandantes?? Agora nao adianta mais, a copa já tá aí. Quando o Brasil foi escolhido como sede todos comemoraram, agora querem manifestar?

    ResponderExcluir
  2. O que tem que mudar é o voto na hora de eleger os representantes do país.
    Letícia

    ResponderExcluir
  3. Não acho que essas manifestações vão resolver alguma coisa, mas servem para os governantes ouvirem a opinião do povo.

    ResponderExcluir
  4. Para mim a copa é um oportunidade de mostrar para os estrangeiros a nossa verdadeira realidade, já que o governo aparenta "não ligar " para as condiçoes basicas do nosso país. É claro que não estamos preparados, e será que devemos nos preparar para a Copa ? Ou a Copa deve adequa as nossas "condiçoes" ? Bilhões de dinhero gastos, sendo que não temos nem nossos direitos basicos( saude,educaçao...).
    Podemos até ter comemorado antes da hora, mas tenho certeza que não esperavamos que tomasse rumos tão drasticos assim !!

    ResponderExcluir
  5. Não concordo com esses protestos dos professores, pois eles entrando em greves, deixam os seus alunos sem aulas o que já prejudica a educação deles. Realmente o governo poderia está investindo esse dinheiro todo em outras coisas que são mais importante para o país e para a sociedade do que a Copa do Mundo, como por exemplo melhorar a área de saúde, a área de educação, alimentação para a classe mais carente, entre outros. Não adianta nada fazer essas greves e deixar os alunos sem aulas.
    - Jéssica Santos

    ResponderExcluir
  6. Isso é incorreto por parte dos educadores,sr sabem que não possuem autoridade no país,pra quê fazer isso ? Se não vão conseguir interferir também não é correto atrapalhar algo que está planejado a tempos.

    ResponderExcluir
  7. Gente, não entendo porque as pessoas pretendem fazer manifestações pre, durante e pós copa do mundo. Todos, por mais que não gostem de futebol, vão querer sair com os amigos durante o mês da copa, qual é o problema em sair para se divertir ?? Não importa quanto foi gasto, se esse dinheiro não fosse usado para beneficiar estádios e cidades sedes de jogos, provavelmente estaria no bolso de algum político, ou vocês acham que seria para algum benefício publico, questões sociais, ect..

    Victória Calado

    ResponderExcluir